O guaraná em pó, derivado do mesmo fruto que dá origem ao refrigerante, é consumido por suas propriedades estimulantes. A principal delas é a cafeína em alta concentração. É utilizado para combater o cansaço físico e mental. Por ser mais fraco do que os demais inibidores de sono e ser associado a propriedades naturais da fruta, costuma ser considerado inofensivo. O risco de dependência é baixo: quando ocorre, é devido à cafeína.
A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
Propriedades
Estimulando a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o pó de guaraná é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho. Previne também cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até mesmo a arteriosclerose.
Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitamina e vitamina A.
- Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
- Funciona como um energético natural proporciona mais energia e disposição.
- Facilita a capacidade de concentração e raciocínio.
- Ajuda diminuir o excesso de glicose e colesterol.
- Age como um regulador intestinal.
- Melhora enxaquecas e dores de cabeça em geral.
- Age como um tônico revigorante e rejuvenescedor.